Home Últimas Notícias Expediente Anuncie Fale Conosco
 
 
Compartilhe
 
 
O melhor estilo para o seu Jardim - Jornal da Comarca
O melhor estilo para o seu Jardim
04/06/2017

Entre tantos estilos, é preciso que escolha qual jardim mais lhe agrada, para assim, seguir suas características e coloca-las em prática.

Muitas pessoas ao pensarem em fazer seus jardins em casa, no trabalho ou em outro local, se perguntam: “ ...Por onde começo?... Qual espécie de plantas e paisagismo devo usar?... ”. Por estas e outras que devemos entender o que é e como funciona cada estilo de jardim antes de inicia-lo. É bom sempre contar com a ajuda de um profissional, seja ele paisagista, arquiteto ou simplesmente o vendedor da loja de paisagismo.

Possuir um jardim em casa ou no trabalho, é uma excelente maneira de manter o contato com a natureza na sua forma mais bonita, harmonizando com o restante do ambiente e trazendo um local de meditação, beleza e tranquilidade para sua casa. O que pouca gente sabe é que os jardins possuem estilos, tamanhos e características próprias. Saber exatamente que tipo de jardim deseja e qual deles tem mais a ver com sua personalidade e objetivos é a melhor maneira de começar a projetar um sonho na sua casa.
O Jardim é muito além de ser um “pedaço de terra” com plantas, ele deve ser planejado e decorado assim como qualquer outra parte da casa. Existem, portanto, diversos tipos de jardins diferentes, sendo que cada um deles possui determinados elementos para marcar seu estilo.

Antes de escolher entre os estilos de jardins, a dica é fazer uma avaliação quanto às dimensões da área externa, aos estilos que você pretende adotar para o jardim, preferências e necessidades, itens que já dispõe para a decoração, tempo e cuidado que terá para a manutenção das plantas, e funcionalidade dos espaços. Vale lembrar que as plantas crescem e precisam de espaços apropriados já planejados e projetados para os mesmos, pois em um futuro próximo, poderá ocasionar a remoção do que plantou para não causar danos ao restante do jardim e principalmente a estrutura de sua edificação.

A seguir, estilos de jardins comumente utilizados ao redor do mundo e em nossa região:

Jardim Inglês

Jardins como este comportam grandes flores, folhagens e arbustos, sem regras e influências, com a intenção de fazer o jardim parecer um bosque e o mais natural possível. Suas linhas são curvas e as plantas mais indicadas são as rasteiras ou que exigem pouca manutenção; como a lavanda, jasmim, tulipa, agapanto e hortênsia.

Jardim Francês/Clássico

 

O que mais caracteriza o jardim clássico são suas linhas geométricas e formais, tradicionais do paisagismo francês. As podas são desenhadas em formatos de retângulos, círculos e losangos que, combinados entre si, criam um belo efeito, como se os contornos fossem feitos à mão.

Jardim Italiano

É caracterizado pela utilização de plantas frutíferas, flores, estátuas e fontes em um contexto bastante clássico e funcional. Embora seja muito parecido com o jardim francês, o estilo italiano incorporou o calor dos países mediterrâneos, quebrando a formalidade excessiva, com "licença poética". Neste jardim formas topiadas de buxinhos e viburnos se combinam perfeitamente com estátuas de deuses e árvores frutíferas como laranjeiras e macieiras. As cercas vivas conduzem os caminhos para os pontos principais de contemplação. Não pode faltar o elemento água, na forma de uma fonte, chafariz ou espelho d'água, normalmente o ponto central de contemplação do jardim.

Jardim Japonês

Um convite a contemplação, transmitindo paz e espiritualidade. Os aspectos visuais como a textura e as cores, em um jardim oriental são menos importantes do que os elementos filosóficos, religiosos e simbólicos. Estes elementos incluem a água, as pedras, as plantas e os acessórios de jardim. A Arte do paisagismo no Japão é antiga e provavelmente originou-se da China e da Coréia muito antes do século VI. Para a cultura japonesa, o paisagismo é uma das mais elevadas formas de arte, pois, consegue expressar a essência da natureza em um limitado espaço de forma harmoniosa com a paisagem local. A partir disso, os jardins começam a desenvolver características próprias, dando destaque para os arranjos de pedras.

Jardim Desértico/Rochoso

Este tem por objetivo reproduzir uma paisagem árida. Ele é caracterizado principalmente pela presença de plantas xerófitas (cactos e suculentas). Ideal para fazendas e chácaras que possuem terrenos acidentados com rochas naturais de diversos tamanhos. Nesse tipo de jardim, as pedras são as principais atrações. O ideal é criar o jardim no entorno das pedras e deixá-las em sua posição natural, valorizando-as. A boa notícia é que praticamente todo tipo de vegetação pode ser utilizada próxima as rochas e o estilo do jardim fica mesclado a outros.

Jardim Tropical


 
O jardim tropical valoriza plantas e folhagens, texturas e cores. Usam-se muitas flores e plantas coloridas, além de árvores maiores, típicas de florestas tropicais. O ambiente é ensombrado pelas árvores e o clima é de descanso sob a proteção da natureza. É comum que esse tipo de jardim atraia certas aves, o que lhe confere também um efeito sonoro único.

Jardim Colonial

Esse tipo de jardim leva em consideração a vegetação da região e recebe esse nome por utilizar objetos antigos de fazendas coloniais como decoração. Bancos e fontes também ajudam a compor este tipo de jardim, além da adaptação de rodas e charretes não mais utilizadas como parte da decoração. Dá um toque chique ao rústico, e fica muito charmoso.

Jardim com Horta

Sem estilo muito marcado, esse é o tipo de jardim ideal para quem também deseja cultivar ervas e plantas diversas para consumo próprio. O que é valorizado aqui é a praticidade. O ideal é separar um espaço para temperos e hortaliças, em vasos próprios ou no próprio solo, se ele tiver condições ideais para o plantio.

Jardim Vertical e Jardim de Vasos


 
Os jardins verticais viraram uma verdadeira febre, pois não necessitam de muito espaço no chão. No jardim vertical, a maioria das plantas e flores fica suspensa em paredes, de maneira que a impressão que se tenha é a de que as espécies nasceram exatamente ali. Há vasos específicos para esse tipo de projeto e também plantas que se adaptam melhor, gerando um visual muito bonito. Orquídeas, bromélias e samambaias são as melhores opções.

Jardim Zen


 
De origem oriental, o jardim zen é um espaço para meditação e contemplação da natureza. A vantagem é que ele pode ser construído tanto interna quanto externamente. Alguns elementos fazem parte desse estilo de jardim: as pedras, que ajudam a descarregar as energias de quem caminha pelo local e a fonte com água, que representa a renovação da vida são itens indispensáveis, que tornam o local um verdadeiro reduto de paz e tranquilidade.

Jardim Selvagem ou Natural


 
O jardim selvagem ou natural preserva o meio ambiente local e mantém o equilíbrio entre as plantas e os animais. A vegetação tem liberdade para crescer e pode ultrapassar muros e transpor barreiras que encontrar pelo caminho. Assim, ao escolher esse modelo de jardim, priorize as espécies de plantas que já estão acostumadas como o solo e o clima da região.

Jardim de Inverno


 
Não sabe o que fazer com o espaço vazio embaixo da escada? Ou está achando a sacada do apartamento um pouco sem graça? Uma dica é construir um jardim de inverno. Plantas que gostam mais de sombra e que não fiquem tão altas são ideais para este tipo de jardim. Pedras, pedregulhos e fontes de pequeno porte também podem ser usados na decoração. Basta usar a criatividade para decorar seu jardim de inverno.

Jardim Aquático


 
Para fugir do lugar comum, você pode construir um jardim aquático. Para isso, você precisará destinar uma área maior de seu quintal. Historicamente, eles foram usados como criadouro de animais e peixes para a produção de alimentos, porém, atualmente são utilizados para dar vida ao ambiente. Para compor o jardim aquático, é necessário incluir um lago, pedras, fonte, peixes ornamentais e plantas que gostem mais de água.

 


 


Outras Notícias
11/12
  Olímpia - Abertura do Natal Encantado leva centenas de pessoas à Praça e emociona público
11/12
  Olímpia - Prefeito recebe visita do deputado estadual João Paulo Rillo
11/12
  Olímpia - Professores participam de capacitação sobre Alfabetização na Idade Certa
11/12
  Guaíra - CDHU está renegociando dívidas dos mutuários
11/12
  Olímpia - Daemo Ambiental distribui mudas no Natal Encantando
Ver Outras Notícias             
 
 
Clique Aqui - tapeçaria vitória - entrada 16/07/2014
Clique Aqui - Acis
Clique Aqui - Rabisco Pulsante
Clique Aqui - Turbo  Net
Clique Aqui - FRN Equipamentos Médicos 07/01/2015
Clique Aqui - estância ACMAV 15/07/2015
Clique Aqui - Rosa Médicos 06/01/2015
Clique Aqui - Plaza Galeria
Clique Aqui - Loja Espaço Livre
Norte Sul Alimentos
Clique Aqui - Farmácia do Carlinhos
Valkiria
Mineiro Gás e àgua Mineral
Salão de Festas Pimpolho
Clique Aqui - rosa eventos 05-03-2015
Bomfarma
Clique Aqui - laboratório São Matheus
ótica ponto de vista 12/08/2015